Notícias
 

GLICOSÍMETROS COM REGISTROS CANCELADOS: RISCO DE ERRO INADMISSÍVEL
A Anvisa, através da Resolução-RE 3.161 de 16 de novembro de 2018, cancelou os registros de dezessete modelos de dispositivos para determinação da glicose no sangue (glicosímetros). Tal decisão foi tomada para retirar do mercado produtos que não atendem ao padrão internacional de desempenho, pois são dispositivos utilizados para monitorar o açúcar sanguíneo, e uma grande ocorrência de erros poria em risco o controle feito pelos diabéticos, em geral domiciliar.
+ saiba mais

UTI aumenta chance de morte e readmissão em até 3 anos pós-alta, aponta estudo do Sírio-Libanês.
A análise de dados de pacientes que haviam passado por UTIs do sistema público de saúde evidenciou um dado importante e que impõe a tomada de decisões: maior risco de morte e readmissão hospitalar em até três anos após a alta. Essa conclusão derivou de comparação com indivíduos que também haviam sido internados, porém sem passagem por unidade de terapia intensiva. São sugeridas ações para que a reabilitação precoce e o melhor acompanhamento se tornem políticas de saúde.
+ saiba mais

O CARDIÔMETRO é um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados, sendo um a cada 44 segundos, 70 a cada minuto, 4.200 a cada hora e 100 a cada dia. As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.
+ saiba mais

Projeto propõe ampliar teste do pezinho para incluir 56 doenças genéticas
O deputado federal Diego Garcia (PHS-PR) quer ampliar a triagem em recém-nascidos para incluir doenças do Erro Inato do Metabolismo (EIM), também conhecidas como doenças metabólicas hereditárias.
+ saiba mais

Alerta para risco de Hepatite C em quem tem Diabetes Tipo 2
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) quer conscientizar pacientes e médicos sobre a associação perigosa entre o Diabetes Tipo 2 e a Hepatite C. Com a Campanha “Na Ponta do Dedo”, a SBD espera que os médicos passem a solicitar o teste anti-HCV, que detecta o vírus da Hepatite C, dos pacientes portadores da Diabetes Tipo 2.
+ saiba mais

Jejum para exames
As sociedades brasileiras de Análises Clínicas, de Diabetes, de Cardiologia, de Endocrinologia e Metabologia, e de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial publicaram, 6 de dezembro, o consenso sobre...
+ saiba mais

Médico é o profissional mais confiável para a população
O médico é o profissional mais confiável para 26% da população brasileira, segundo dados de pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. A boa avaliação vem mesmo com a percepção de que o profissional...
+ saiba mais

 
Links Interessantes
 

Clique aqui e acesse os melhores sites sobre medicina, ciência, tecnologia, conhecimentos gerais, cultura e lazer!

+ saiba mais
Perguntas Frequentes

Clique aqui, esclareça suas dúvidas e veja sobre orientações de coleta!

+ saiba mais
 
Lab Tests Online

Uma fonte pública e gratuita sobre exames laboratoriais preparada por profissionais especialistas em medicina laboratorial.

+ saiba mais